Widgets

O que fazer quando o bullying é menosprezado pela escola

domingo, 1 de abril de 2012 0 comentários
Crianças e adolescentes vítimas de bullying ocasionalmente pedem ajuda a seus pais para os ajudar a lidar com a situação. Devemos reconhecer que conversar com os pais ou com qualquer outra pessoa sobre ser alvo de bullying é algo que requer uma enorme coragem até mesmo para as crianças com um ótimo relacionamento com os pais, visto que ser vítima de bullying é uma experiência profundamente dolorosa e humilhante.

Portanto, quando as crianças falam que estão sendo intimidadas ou humilhadas, é imperativo que os pais honrem o ato corajoso da partilha e se tornem o heroi de seu filho(a). Isso não significa que os pais devem "vingar" os filhos, mas uma atitude deve ser tomada. Entretanto, infelizmente os pais recebem uma resposta decepcionante de professores e diretores da escola. Entre as respostas dadas pelos membros da escola estão:
- Não vemos nada disso aqui. Isso não ocorre em nossa escola.
- Isso é coisa de criança.
- Seu filho tem que aprendem a lidar com a situação. A vida lá fora é mais dura do que isso.
- Não acredito que o menino que você está acusando possa estar fazendo isso.

O que os pais podem fazer quando os professores menosprezam a denúncia de bullying? Signe Whitson, assistente social e colunista do Psychology Today, dá algumas sugestões.

A primeira coisa a fazer é continuar insistindo. Os "bullies" (nome dado aos autores de bullying) têm como alvo preferido as pessoas isoladas e, frequentemente, tentam manter sua vítima isolada. A melhor estratégia para combater o bullying é envolver o maior número de pessoas na questão. Se você procurou o professor do seu filho e recebeu uma resposta vaga, desinteressada ou negligente, não desista. Continue entrando em contato o restante da equipe escolar seguindo a cadeia de comando para se certificar de que sua voz (e mais importante, a voz de seu filho) seja ouvida. Se as suas necessidades continuam sem ser atendidas, entre em contato com a diretoria da escola, o conselho tutelar ou até mesmo a polícia caso você esteja preocupado(a) com a segurança do seu filho(a). Converse com outros pais de alunos sobre o que está acontecendo. No entanto, evite fofocas e não difame a escola ou o agressor de forma que você mesmo possa vir a ter problemas legais por sua atitude. Ao invés disso, peça a ajuda de todos e a qualquer um que esteja em posição de resolver a situação e que ajude a combater o bullying.

Segundo, tenha tudo documentado. Anote o relato do seu filho(a) sobre o incidente e registre o máximo de detalhes possível, pois a memória tende a ser curta e os detalhes podem ser facilmente distorcidos pela emoção e ao longo do tempo. Quando entrar em contato com o pessoal da escola, faça anotações sobre com quem você fala e quando. Documente as respostas dos funcionários da escola, palavra por palavra, sempre que possível. Antes da reunião com o professor, orientador ou diretor, anote seus objetivos e metas para a conversa. Depois, registre por escrito qualquer solução acordada. Solicite que todas as partes envolvidas assinem o documento para indicar o seu acordo. Documentar conversas, decisões e planos de ação acordados ajuda a manter os pais e funcionários da escola racionais, durante o que pode ser um momento emocional. O objetivo de registrar essas questões não é simplesmente para servir de provas em processos judiciais futuros, mas sim uma maneira eficaz de manter todas as partes envolvidas organizadas, informadas e orientadas a uma meta comum.

Uma postura obstinada e determinada até que as suas preocupações sejam tratadas de forma adequada é uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer por seus filhos. Essa insistência comunica aos filhos que suas preocupações são válidas, sua segurança é fundamental, e que eles são dignos de seu tempo e esforço. Lembre-se: no momento em que seu filho(a) lhe contou sobre o bulying que ele/ela tem sofrido, ele/ela possivelmente já está lidado com o problema há algum tempo e está se sentindo derrotado (tanto psicológica quanto, possivelmente, fisicamente) e desmoralizado. Quando os pais mostram que acreditam no que seu filho(a) relatou, leva a sério as preocupações e estão dispostos a lutar por seu filho(a), a auto-estima do filho(a) pode começar a crescer novamente.

Incentivar o diálogo entre pais e filhos não serve de nada se, quando as crianças encontram a coragem de falar, eles nõa encontram apoio de seus pais. Do mesmo modo, incentivar o diálogo entre pais e escola é inútil se a equipe da escola menospreza questões como o bullying. Que tipo de mensagem os adultos estão enviando a crianças e adolescentes? Adultos não podem continuar a decepcionar as crianças e adolescentes, violar sua confiança e criar uma sensação de desesperança e impotência. Nenhuma criança, adolescente ou família deveria se achar sozinha ao navegarem nas águas perigosas e destrutivas do bullying na escola.


Texto livremente traduzido e adaptado de:
Whitson S. What Parents Can Do When Bullying is Downplayed at School What can you do if school downplays your report of bullying? Publicado em 25 de março de 2012 em: http://www.psychologytoday.com/blog/passive-aggressive-diaries/201203/what-parents-can-do-when-bullying-is-downplayed-school

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB