Widgets

Traços de psicopatia em crianças moderam relação entre parentagem e agressividade dos filhos

sábado, 24 de dezembro de 2011 0 comentários
Estudos anteriores mostram que um estilo de parentagem duro (ríspido) e inconsistente está associado a problemas de comportamento em crianças com poucos traços psicopáticos. Por outro lado, as crianças com fortes traços psicopáticos mostram consistentemente altos níveis de problemas de comportamento, independentemente da paternidade negativa. Ou seja, as crianças com traços psicopáticos podem ser menos sensíveis ao tipo de parentagem. Em estudo publicado no Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, Michelle Yeh e colaboradores estudaram os efeitos moderadores de traços psicopáticos das crianças sobre os tipos de parentagem. Para isso, os pesquisadores aplicaram modelos de regressão multi-nível para testar as interações entre características de psicopatia das crianças e os afetos parentais positivos e negativos sobre as diferenças individuais na agressividade tanto reativa quanto pró-ativa. A amostra consistiu de 1.158 crianças de 9 a 10 anos de idade da comunidade.

Foram observadas associações significativas entre os traços de psicopatia da criança e afeto parental positivo e negativo com ambas as formas de agressão. Traços de psicopatia da criança também moderou efeitos do afeto parental positivo e negativo. Crianças com poucos traços psicopáticos mostraram que a agressividade reativa diminuia na medida que os afetos parentais positivos aumentavam. De modo similar, as crianças com poucos traços psicopáticos também tinham mais agressividade reativa na medida que os afetos aprentais negativos aumentavam. Por outro lado, as crianças com altos traços psicopáticos apresentaram níveis mais estáveis ​​de agressividade reativa, independentemente dos níveis de afeto dos pais. Agressividade proativa foi mais fortemente associada com o afeto negativo dos pais entre as crianças com maiores níveis de traços psicopáticos.
Desse modo, os autores demonstraram a possibilidade de que traços psicopáticos de crianças moderam os efeitos de afeto dos pais sobre a agressão. Agressividade reativa em crianças com altos traços psicopáticos parece menos sensível às variações na parentalidade positiva ou negativa. Além disso, as características psicopáticas das crianças podem exacerbar os efeitos dos níveis elevados de afeto negativo dos pais sobre agressividade pró-ativa.

Referência: Yeh MT et al. Child Psychopathic Traits Moderate Relationships Between Parental Affect and Child Aggression. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry 2011; 50(10):1054-1064.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB