Widgets

Pesquisas sobre antidepressivos em crianças demoram mais a serem publicadas se os resultados forem negativos

domingo, 25 de dezembro de 2011 0 comentários
Magdalena Reyes e seus colegas observaram que os ensaios clínicos com antidepressivos (inibidores seletivos de recaptação de serotonina; ISRS) em população pediátrica que geram resultados negativos levam um tempo significativamente mais longo para publicação do que os ensaios com resultados positivos (p=0,037). Além disso, a eficácia estimada em ensaios com tempo de publicação padrão foi significativamente maior do que aqueles com a publicação retardada (p=0,025). O fator de impacto dos periódicos em que os ensaios com resultados positivo ou negativos foram publicados não diferiu estatisticamente (p=0,17).

Apesar de haver um pequeno número de ensaios de antidepressivos ISRS com uso pediátrico (apenas 15 foram encontrados e analisados), há uma evidência significativa de tempo de atraso na publicação dos resultados negativos. Esses viéses de publicação podem ter impacto significativo na prática clínica. Porém, ressalta-se que o viés de lapso do tempo não é exclusivo da psiquiatria infantil e reflete um grande problema da publicação científica na atualidade.

Referência:
Reyes MM, Panza KE, Martin A, Bloch MH. Time-lag bias in trials of pediatric antidepressants: a systematic review and meta-analysis. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2011 Jan;50(1):63-72.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB