Widgets

Alucinações como marcadores de gravidade da esquizofrenia na infância

domingo, 25 de dezembro de 2011 0 comentários
Alucinações são um dos principais sintomas da esquizofrenia, apesar de não serem suficientes para o diagnóstico desse transtorno, nem serem exclusivos dele. Seguindo uma tradição schneideriana, os manuais diagnósticos atuais consideram como alucinações típicas da esquizofrenia aquelas cujo conteúdo são vozes comentadoras ou dialogando entre si. No entanto, existem poucas evidências científicas que dão sustentação ao critério que diz que alucinações com essas características são suficientes para o diagnóstico da esquizofrenia (ainda se considerando, obviamente, a questão da duração e do impacto desses sintomas). Como regra geral, o diagnóstico de esquizofrenia é feito quando há uma combinação de sintomas, sejam eles positivos (isto é, alucinações e delírios) e/ou negativos/cognitivos.

Há poucos estudos sobre os fenômenos alucinatórios na esquizofrenia na infância. Christopher N. David e outros estudiosos, coordenados pela profa. Judith Rapoport, investigaram esses fenômenos em 117 pacientes (idade média de 13,6 anos) com esquizofrenia de início na infância. Eles observaram que 111 pacientes (94,9%) tinham alucinações auditiva e 94 pacientes (80,3%) tinham alucinações visuais. Alucinações somáticas/táteis (60,7%) e olfativas (29,9%) ocorreram quase que exclusivamente em pacientes que também tinham alucinações visuais. Crianças com alucinações visuais apresentaram menor QI, idade de início mais precoce e doença mais grave em relação a crianças sem alucinações visuais.

Ou seja, os autores observaram que os pacientes pediátricos com esquizofrenia têm altas taxas de alucinações em todas as modalidades. Uma taxa aumentada de alucinações visuais está associada a maior comprometimento clínico e maior comprometimento no funcionamento total do cérebro. Alucinações somáticas e olfativas refletem um padrão sintomático aditivo em vez de alternativo. Em outras palavras, quanto mais grave o quadro, maior a frequência de alucinações de outras modalidades, sendo as alucinações visuais um importante marcador da gravidade da doença.

Referência:
David CN, Greenstein D, Clasen L, Gochman P, Miller R, Tossell JW, Mattai AA, Gogtay N, Rapoport JL. Childhood onset schizophrenia: high rate of visual hallucinations. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2011 Jul;50(7):681-686.e3. [Link]

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB