Em contraste com indivíduos com níveis baixos de problema de conduta, todos os grupos com problemas de conduta apresentaram dificuldades em ambos os domínios de cognição social. Déficits entre aqueles com problemas de conduta de início precoce e persistentes foram particularmente evidentes: 40,6% dos meninos e 24,3% das meninas com problemas de conduta persistente preencheram os critérios de comprometimento de um ou de outro domínio sócio-cognitivo. As associações se mantiveram robustas após se controlar para fatores de confusão demográficos (idade materna no parto, baixo estado sócio-econômico, educação materna), o QI verbal da criança, e sintomas de internalização e desatenção.
Os resultados têm implicações importantes para as crianças com problemas de conduta, particularmente aquelas com início precoce e dificuldades persistentes. As intervenções tradicionais de treinamento de pais podem ser reforçadas por estratégias que ajudem a desenvolver as competências sociais dessas crianças com transtornos de conduta.
Referência: Oliver BR, Barker ED, Mandy WP, Skuse DH, Maughan B. Social cognition and conduct problems: a developmental approach. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2011 Apr;50(4):385-94.
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