Widgets

Cognição social e problemas de conduta

domingo, 25 de dezembro de 2011 0 comentários
Bonamy Oliver e outros pesquisadores da Universidade de Bristol estudaram se comportamentos antissociais poderiam se associar a competências de cognição social na transição da infância para a adolescência. O estudo faz parte de um grande projeto chamado"Estudo Longitudinal Avon de Pais e Filhos" (ALSPAC). Foram recrutadas desde o período pré-natal 13.988 crianças. Competências linguísticas sócio-emocionais e de linguagem pragmática foram examinadas em relação ao desenvolvimento de problemas de conduta em um grupo de 6.047 crianças sem transtornos do espectro do autismo. Especificamente, as trajetórias dos problemas de conduta (baixo, limitado à infância, de início na adolescência e de início precoce persistente) identificadas usando questionários para as mães foram contrastadas. Confundidores demográficos, QI verbal da criança e outras psicopatologias foram controlados.

Em contraste com indivíduos com níveis baixos de problema de conduta, todos os grupos com problemas de conduta apresentaram dificuldades em ambos os domínios de cognição social. Déficits entre aqueles com problemas de conduta de início precoce e persistentes foram particularmente evidentes: 40,6% dos meninos e 24,3% das meninas com problemas de conduta persistente preencheram os critérios de comprometimento de um ou de outro domínio sócio-cognitivo. As associações se mantiveram robustas após se controlar para fatores de confusão demográficos (idade materna no parto, baixo estado sócio-econômico, educação materna), o QI verbal da criança, e sintomas de internalização e desatenção.

Os resultados têm implicações importantes para as crianças com problemas de conduta, particularmente aquelas com início precoce e dificuldades persistentes. As intervenções tradicionais de treinamento de pais podem ser reforçadas por estratégias que ajudem a desenvolver as competências sociais dessas crianças com transtornos de conduta.

Referência: Oliver BR, Barker ED, Mandy WP, Skuse DH, Maughan B. Social cognition and conduct problems: a developmental approach. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2011 Apr;50(4):385-94.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB