Widgets

QI dos pais influencia o comportamento dos filhos

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011 0 comentários
Sabe-se que indivíduos com QI baixo têm um risco aumentado de distúrbios psicológicos, problemas de saúde mental e suicídio. Da mesma forma, as crianças com QI baixo são mais propensas a terem distúrbios comportamentais, emocionais e de ansiedade. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito de QI dos pais sobre a saúde mental de seus filhos. Nesse sentido, Elise Whitley e colaboradores realizaram um impressionante estudo transgeracional com dados coletados desde 1958! O estudo faz parte do British Birth Cohort Study e teve como objetivo determinar se os escores do QI materno e paterno estão associados com problemas de conduta, emocionais de atenção em seus filhos.Ao todo, 2.202 pares de pais-filho (apenas um dos pais de cada criança ou adolescente foi avaliado) com crianças com 4 anos ou mais foram incluídos nas análises. Os autores não encontraram evidência de qualquer associação do QI dos pais com problemas de conduta ou emocionais em crianças de 4-6 anos. No entanto, entre crianças e adolescentes de 7 anos ou mais velhos, fortes evidências foram observadas de que os filhos dos pais com QI mais elevados tinham menos problemas de conduta, emocionais e de atenção. Ajustes individuais de status socioeconômico e QI da própria criança teve efeito limitado. No entanto, os ajustes para características do ambiente doméstico e para estresse/sobrecarga dos pais atenuaram o efeito do QI da mãe sobre o comportamento dos filhos, mas teve pouco efeito sobre as associações com o QI do pai.

No entanto, sabemos dos fatores de confusão dessas variáveis. Por exemplo, o QI dos filhos é fortemente dependente do QI dos pais. Porém, ele também pode ser influenciado pelo ambiente doméstico, que, por sua vez, pode ser afetado pelo mal-estar dos pais (em decorrência de sobrecarga e outros fatores estressantes físicos ou psíquicos). De fato, as associações que inicialmente pareciam bastante fortes foram bastante atenuadas quando os modelos estatísticos ajustaram, simultaneamente, para todos as quatro potenciais variáveis ​​mediadoras. A importância de se levar em consideração as questões ambientais foi brilhantemente abordada em postagem recente do blog do Prof. Vitor Haase da UFMG (Clique aqui para acessar o texto).De todo modo, o estudo é importante, pois ressalta que as crianças cujos pais se saem mal em testes de QI podem ter um risco aumentado para problemas de conduta, emocionais e de atenção. Apesar de o ambiente em casa, mal-estar dos pais e o QI da própria criança poderem ter um papel na explicação destas associações, as instituições de saúde, educação e assistência social devem estar atentos e fornecer o auxílio necessário para os pais com déficits cognitivos.


Referência:
Whitley E, Gale CR, Deary IJ, Kivimaki M, Batty GD. Association of maternal and paternal IQ with offspring conduct, emotional, and attention problem scores. Transgenerational evidence from the 1958 British Birth Cohort Study. Arch Gen Psychiatry. 2011 Oct;68(10):1032-8.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB