Widgets

Bem-vindo

terça-feira, 31 de dezembro de 2019 1 comentários
A Psiquiatria da Infância e da Adolescência é, possivelmente, a especialidade médica que mais exige uma prática interdisciplinar e intersetorial. Ou seja, além de um diálogo constante com outras especialidades médicas (Neurologia, Pediatria, Genética, etc.) e outras áreas da saúde (Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, etc.), Psiquiatria Infantil se relaciona intensamente com áreas como Educação, Justiça e Assistência Social.

Esse blog pretende ser um instrumento de divulgação científica na área da Psiquiatria Infantil. As postagens trarão uma análise crítica de estudos relevantes sobre comportamento infantil e transtornos psiquiátricos em crianças e adolecentes. As informações serão expostas de modo compreensível para profissionais de diferentes áreas, familiares e pacientes.

Aqui também poderão ser encontradas informações sobre eventos científicos na área, dicas sobre como lidar com comportamentos difíceis e estimular o desenvolvimento das crianças, sugestões de leitura, link interessantes, entre outras informações.

Você também pode colaborar com o blog, fazendo comentários sobre as postagens e sugerindo temas para discussão. Assine nosso feed de notícias para receber atualizações. Boa leitura!

1 comentários:

  • Marcella Sarubi disse...

    Sou jornalista da revista KIDS in, uma publicação bimestral, vendida nas bancas de todo Brasil, com 10 mil exemplares. A revista é dedicada a pais com filhos até 12 anos e aborda temas como comportamento, educação, moda, programação, etc.
    A revista possui um portal com conteúdo próprio: www.kidsin.com.br
    É possível conhecer mais a revista nesse link http://youtu.be/Dt9CaL7jkL0 e baixar (gratuitamente) a versão da revista para iPad na App Store: http://itunes.apple.com/ar/app/kidsin/id483140977?mt=8

    Para a edição de dezembro/janeiro, na seção de Saúde, vamos falar sobre as “manias de criança”. Sei que usamos corriqueiramente o termo mania de forma errada. E pretendo elucidar isso na matéria. Eu pretendo falar sobre chupar dedo, comer cabelo e meleca, onanismo, roer unha e os cacoetes e tiques e não focar em patologias, mas preciso entender o tema como um todo, até porque as pessoas fazem MUITA confusão com a palavra mania e em que momento os comportamentos repetitivos passam de normal a um problema psicológico / patológico.

    O tema é bastante controverso e estou tendo muita divergência na opinião de especialistas. E queria entrevistar alguem da equipe sobre o tema. Seria possível?
    marcella@donacomunicacao.com.br

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB