Widgets

Dicas para melhorar a concentração nos estudos

domingo, 24 de junho de 2012 1 comentários
Recentemente, o Guia do Estudante publicou algumas dicas para melhorar a concentração na hora dos estudos. As dicas são extremamente válidas e podem ser resumidas no seguinte:

1) Diminua os estímulos distratores (ou seja: estude sozinho; desligue aparelhos eletrônicos; ambiente organizado e tranquilo; músicas, só em línguas que você não entenda).
2) Sintetize o conteúdo (ou seja: escreva; use marca-texto).
3) Repetição (estude antes da aulas e use-as para tirar dúvidas; estude após a aula, para aprofundar o conteúdo dado em sala; revise).
4) Condicione-se (programação organizada, mas flexível; ritual de estudo; pausas regulares, mas não tão frequentes a ponto de você perder mais tempo tentando voltar a se concentrar do que concentrado efetivamente).

Uma importante ressalva às dicas dadas pelo Guia do Estudante se refere à sugestão sobre escutar música durante o estudo. No geral, a música age como estímulo concorrente e, portanto, distrator.  A indicação de música em língua que você não entenda é justamente para diminuir o efeito distrator, mas ela pode continuar sendo distratora. Há poucos estudos sobre o efeito da música durante os estudos. Geralmente os estudos são feitos com música de fundo ("background music") e as músicas são cuidadosamente escolhidas pelos pesquisadores. Por exemplo, no estudo de Jäncke e Sandmann (2010) as músicas foram compostas especificamente para o estudo na certeza de que nenhum dos participantes conhecessem as músicas. Ou seja, as pesquisas na área não têm grande valor ecológico. Na prática, as músicas que os adolescentes costumam escutar durante o estudo não é de fundo e não foram escolhidas para aumentar performance. Geralmente são músicas que ele/ela gosta de cantarolar, mesmo quando não entende a letra. No estudo de Jäncke e Sandmann citado acima, as músicas de fundo não exerceram nenhum efeito sobre a aprendizagem verbal (positivo ou negativo). Por não termos evidências suficientes, poderíamos dizer que fica a cargo do estudante decidir se vai escutar música durante o estudo ou não, baseado em sua própria experiência se a música lhe auxilia ou prejudica no estudo. Porém, se concordarmos que a música é um estímulo concorrente ao estudo, então não se deve escutar música durante o estudo.

Confira as dicas do Guia do Estudante aqui:
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/13-dicas-se-concentrar-hora-estudos-682308.shtml

A matéria encerra com um comentário bastante importante sobre TDAH da minha colega neuropediatra Cláudia Machado, do LETRA do HC-UFMG.


Referência:
Jäncke L, Sandmann P. Music listening while you learn: no influence of background music on verbal learning. Behav Brain Funct. 2010 Jan 7;6:3. [Link]

1 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB