Widgets

Televisão em excesso torna as crianças agressivas e desatentas

domingo, 14 de outubro de 2012 0 comentários
De acordo com as orientações da Academia Americana de Pediatria, a exposição de crianças à mídia deve ser desencorajada, pois pode ter consequências negativas para a saúde e o desenvolvimento delas. Um estudo sobre consumo de mídia nos Estados Unidos demonstrou que 73% das crianças pré-escolares assistem televisão diariamente, gastando cerca de 2 horas por dia na frente de TV. No Brasil, levantamento do Sophia Mind mostrou que 86% das crianças brasileiras consomem, em média, 3,7 horas por dia do seu tempo livre assistindo a algum programa de televisão.
De fato, vários estudos mostraram efeitos positivos sobre o desenvolvimento de conteúdo educacional na TV. No entanto, também há evidências que sugerem uma associação entre o tempo de exposição e problemas comportamentais independentemente do conteúdo. Os efeitos negativos do excesso de TV e do seu conteúdo incidem principalmente sobre o comportamento agressivo e problemas de atenção.

Recentemente, Marina Verlinden e colaboradores decidiram estudar se a quantidade, o tipo e os padrões de visualização de televisão influenciam o aparecimento ou a persistência dos problemas de comportamento externalizante e desatenção em crianças pré-escolares. O estudo foi realizado na Holando e consistiu no acompanhamento de uma amostra populacional de 3913 crianças. Os pais relataram o tempo de exposição à televisão e o tipo de programas vistos pelas crianças aos 24 e 36 meses. Os problemas de comportamento externalizante e desatenção foram avaliados através do Child Behavior Checklist, 18 e 36 meses.

Um dos principais resultados observados foi que uma exposição elevada e contínua à TV se associou com uma incidência duas vezes maior de problemas externalizantes (OR: 2,00; 95% CI: 1,07-3,75) e uma probabilidade 2,5 vezes maior de persistirem problemas pré-existentes de agressividade e desatenção (2,59; 1,03-6,55 ). Os autores do trabalho conceituaram como "exposição elevada" a exposição a meia hora ou mais de TV aos 18 meses e uma hora ou mais de TV aos 36 meses. O método do estudo não permite responder se há realmente uma relação de causa e efeito ou se as crianças que já possuem comportamento problemático preferem (ou são engajadas pelos pais!) assistir TV.

Sabemos que as crianças são o grande alvo do mercado e a mídia tenta cativar sua audiência desde cedo. Porém, estudos como esses mostram que devemos ter cuidado com a exposição excessiva de nossas crianças à TV. Encorajar atividades físicas, sociais e o brincar pode diminuir problemas de comportamento, melhorar a capacidade cognitiva e prevenir problemas físicos como a obesidade. Cabe aos pais implementar esses hábitos desde cedo, para o bem das crianças e dos próprios pais.

Referência:
- Verlinden M et al. Television Viewing and Externalizing Problems in Preschool Children: The Generation R Study. Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine. 2012; 166(10):1-7. [Link]


0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB