
Sexo na TV e gravidez na adolescência. Um total de 2.003 adolescentes (com idades entre 12 a 17 anos) foram perguntados quantas vezes eles assistiram 23 programas de TV populares que retratavam beijos apaixonados, conversa sexual e relações sexuais. Um a três anos mais tarde, eles foram entrevistados novamente; 744 adolescentes relataram ser sexualmente ativos. Aqueles que mais assistiram programas de TV com conteúdo sexual eram duas a três vezes mais propensos a engravidar ou engravidar alguém do que os adolescentes que assistiram pouco os programas. Os autores dizem que os resultados deste estudo longitudinal demonstram uma relação de causa e efeito entre assistir os shows e engravidar, com implicações para pediatras (que deve estar ciente dessa ligação), meios de comunicação (que devem esclarecer sobre os resultados negativos da exposição precoce ao sexo) e para os pais (que devem assistir televisão com seus filhos e falar com eles sobre sexo)
Web sites e violência adolescente. Um total de 1.588 adolescentes de 10 a 15 anos de idade foram questionados sobre os tipos de sites que eles visitaram. Jovens que frequentemente visitavam locais que retratavam cenas reais de combate, tiro ou morte eram cinco vezes mais propensos a relatar envolvimento em assaltos, facadas, roubos e outros comportamentos violentos do que aqueles que nunca visitaram sites violentos. "Violência online pode ser particularmente importante para a nossa compreensão de comportamentos violentos graves entre os jovens de hoje", escrevem os pesquisadores. Eles aconselham os profissionais de saúde para incentivar os pais a instalarem softwares que bloqueiam e filtram páginas violentas, como forma de reduzir o acesso à violência online
Videogames e violência. Adolescentes que cronicamente jogam videogames violentos se comportam de forma mais agressiva do que seus colegas que não jogam esses jogos. Os resultados foram observados tanto no Japão, considerado um país de cultura de "baixa violência", quanto nos Estados Unidos, uma cultura de "alta violência". Analisando dados de estudos com 1.231 estudantes japoneses (com idades entre 12 e 18 anos) e 364 estudantes norte-americanos (com idades entre nove e 12 anos), os autores descobriram que as crianças que jogavam games violentos no início do ano escolar apresentaram maior probabilidade de apresentarem agressão física como chutar, dar socos e bater três a seis meses mais tarde. Os autores concluem que o comportamento similar das duas culturas "apoia a teoria de que jogar videogames violentos é um fator de risco causal para aumentos relativos em agressividade física mais tarde ", e que exclui a noção de que as crianças naturalmente agressivas preferem jogos de vídeo violentos.
Referências:
Anderson CA, et al. Pediatrics 2008;122(5): e1067-e1072;
Chandra A, et al. Pediatrics 2008;122(5):1047–54;
Ybarra ML, et al. Pediatrics 2008;122(5):929–37 .
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