Widgets

Violência conjugal e depressão parental aumentam o risco para TDAH nos filhos

sábado, 23 de março de 2013 0 comentários
Os pré-escolares cujos pais sofrem de depressão e em cujos lares presenciam violência doméstica são mais propensos a desenvolver transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). O estudo, conduzido por pesquisadores do Children’s Health Services Research, em Indianápolis, foi publicado no JAMA Pediatrics.

A pesquisa consistiu no seguimento de 2.422 crianças que haviam presenciado violência entre os pais ou cujos pais estivessem deprimidos nos primeiros 3 anos de idade. Para investigar essas questões, os pais preencheram questionários sobre história de depressão e violência doméstica. As crianças foram acompanhadas dos 3 aos 6 anos quanto à presença de transtornos psiquiátricos e uso de medicamentos. Cinquenta e oito cuidadores (2,4%) disseram que houve tanto episódios de violência doméstica quanto de depressão durante os primeiros 3 anos de vida do(s) filho(s). Além disso, 69 (2,8%) relataram apenas a existência de violência doméstica e 704 (29,1%) apresentaram sintomas de depressão durante esse período. O restante dos pais (65,7%) disseram que não havia depressão ou violência doméstica.

Crianças que viviam em um ambiente com violência doméstica e depressão em um dos pais tinham quatro vezes mais chances de serem diagnosticados com TDAH aos 6 anos de idade (odds ratio = 4,0, IC 95% = 1,5 - 10,9). As crianças cujos pais relataram apenas sintomas de depressão eram quase duas vezes mais propensas a usarem medicamentos (odds ratio = 1,9, IC 95% = 1,0-3,4).

O estudo chama atenção para a importância de vigilância sobre famílias em risco para conflitos conjugais e/ou depressão, de modo que seja dirigida atenção a essa família e que as crianças recebam intervenção precoce a fim de prevenir complicações futuras. Os dados corroboram outros trabalhos que mostram que as crianças, mesmo em tenra idade, são muito vulneráveis a eventos estressores ambientais, mas pesquisas futuras devem esclarecer que fatores medeiam estressores ambientais (como depressão nos pais) e problemas de comportamento nas crianças.

Referência:
Bauer NS, Gilbert AL, Carroll AE, Downs SM. Associations of Early Exposure to Intimate Partner Violence and Parental Depression With Subsequent Mental Health Outcomes. JAMA Pediatr. 2013 Feb 4:1-7. [Link]

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB