Widgets

Medo de injeção? Hipnose e distração!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 0 comentários
Crianças frequentemente se submetem a procedimentos com agulhas, como vacinas e retirada de amostra de sangue para exames. Esses procedimentos são comumente fontes de dor e sofrimento para a criança e muitas vezes interfere na vida familiar e nos cuidados de saúde. O grupo Cochrane
Collaboration publicou recente uma revisão sobre procedimentos para reduzir dor e sofrimento relacionados aos procedimentos com agulhas em crianças que incluiu 39 estudos, envolvendo 3.394 participantes.

Os procedimentos de agulhas mais comumente estudados foram punção venosa, inserção de linha intravenosa e imunização. Foram selecionados estudos com pessoas entre 2 e 19 anos, mas as maiores evidências estavam disponíveis para crianças menores de 12 anos de idade. As intervenções psicológicas mais estudadas foram distração, hipnose e terapia cognitivo-comportamental (TCC). A maioria dos estudos avaliou distração apenas (19 de 39). Os estudos continuam a fornecer forte evidência para a eficácia de distração e hipnose. Sobre o uso de distração, a técnica pode ser direcionada pela própria criança, pelos pais ou pela equipe da enfermagem. As intervenções incluem escutar música no fone de ouvido, assistir desenho animado, escutar uma história e uso de brinquedos apropriados à idade.

Nenhuma evidência estava disponível para apoiar a eficácia de preparação e informação, TCC, coaching parental (orientações verbais ou em panfletos) associado a distração, sugestão, ou realidade virtual. Nenhuma conclusão pode ser feita a respeito de intervenções para alteração de memórias, posicionamento dos pais associado a distração, expelir ar, ou distração associada a sugestão, pois havia apenas um estudo sobre essas intervenções, além de muitos vieses metodológicos. Esta é uma área onde é necessária mais investigação para as muitas abordagens alternativas para a redução da dor e sofrimento em crianças. Porém, já temos evidências de que intervenções simples, como a distração, e hipnose (que exige profissionais capacitados) são as técnicas que atualmente têm o apoio de mais sólidas evidências científicas.


Referência: Uman et al. Psychological interventions for needle-related procedural pain and distress in children and adolescents.Cochrane Database Syst Rev. 2013 Oct 10;10:CD005179. [Link]


0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB