Widgets

Uso de eletrônicos e qualidade do sono de adolescentes

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014 0 comentários
Por Ronnie Cohen

NOVA YORK ( Reuters Health ) Jan 24 - Os adolescentes que ficam regularmente conectados a redes sociais antes de dormir relataram dormir quase uma hora a menos em noites de escola do que aqueles que raramente ficam on-line, um novo estudo mostra . "Usar a tecnologia no quarto pode resultar em perda de sono, atraso para iniciar o sono, sonolência diurna e outros problemas", a autora principal do estudo, Teresa Arora, disse à Reuters Health por e-mail. "Por sua vez , isso pode afetar o desempenho durante o dia, principalmente na escola", diz Arora, da Weill Cornell Medical College, em Doha, no Catar.

Os investigadores observaram que adolescentes com idades entre 11 a 13 dormiam muito menos quando eles freqüentemente se comunicavam por telefone celular, navegavam pela Internet, jogavam videogame, assistiam televisão, ouviam a música e até mesmo se eles usassem um computador para estudar antes de ir para a cama. A rede social foi associado com a maior perda de sono. Aqueles que disseram que geralmente ficavam ligados a amigos on-line antes de ir para a cama relataram dormir menos - uma média de 8 horas e 10 minutos por noite - em comparação com 9 horas e 2 minutos entre aqueles que nunca conectavam.

Estudos anteriores relacionaram a privação de sono à obesidade, depressão, dificuldade de regular as emoções e às notas mais baixas. Um estudo chinês publicado no mês passado encontrou que ficar acordado até tarde pode aumentar a pressão arterial dos adolescentes. Para o estudo atual, os pesquisadores analisaram questionários sobre hábitos de sono e de uso de tecnologia preenchidos por 738 alunos de sete escolas selecionadas aleatoriamente na região central da Inglaterra em 2010. Adolescentes que frequentemente assistiam TV antes de dormir tinham quatro vezes mais probabilidade de relatar acordar várias vezes durante a noite do que os não-espectadores, e aqueles que usavam redes sociais freqüentemente estavam três vezes mais propensos a acordar muito.

Os adolescentes que jogavam regularmente jogos de videogame ou ouviam música na hora de dormir tinham significativamente mais dificuldade em adormecer, os pesquisadores publicaram no jornal Sleep Medicine. Horários de sono dos adolescentes naturalmente tendem a mudar como resultado de ficar em estado de alerta até tarde da noite e de ter dificuldade em adormecer. Mas a tecnologia pode piorar essa tendência, Arora e seus colegas escreveram.

Os resultados não vieram como  surpresa para Dra. Nanci Yuan, diretora médico do Centro de Sono do Hospital Infantil Lucile Packard, em Palo Alto, Califórnia. Ela não estava envolvido no novo estudo, mas comenta que " O advento da tecnologia fez com que todas as faixas etárias, mas principalmente adolescentes, tenham dificuldades com o sono". Yuan também estuda os distúrbios do sono na Universidade de Stanford, disse à Reuters Health. "Nós estamos vendo mais problemas de privação de sono na sociedade como um todo, e estamos vendo-o mais ainda em adolescentes."

Adolescentes de 11 a 13 anos de idade têm necessidade entre 10 e 11 horas de sono contínuo por noite para uma saúde ideal, disse ela. Ela recomendou aos adolescentes desligar todos os aparelhos eletrônicos, sendo o ideal retirá-los do quarto, pelo menos uma hora e, de preferência, duas horas antes de se deitar.

"Temos de fazer do sono uma prioridade tão importante quanto uma boa nutrição e exercício físico", disse ela. De forma semelhante, Christina Calamaro salientou a necessidade de desligar os aparelhos pelo menos uma hora antes de apagar as luzes. Ela estudou o efeito da tecnologia sobre o sono dos adolescentes no Hospital Nemours / Alfred I. duPont para Crianças, em Wilmington, Delaware, mas não estava envolvida no estudo atual. Calamaro clama aos profissionais de saúde para fazer mais para educar os pais sobre a necessidade das crianças terem um sono ininterrupto. "Precisamos ensinar aos adolescentes as fronteiras com a tecnologia", disse à Reuters Health. "Precisamos realmente levar para casa essa mensagem para os pais sobre a modelagem de comportamento do sono em sua casa."


Link para o estudo original: http://www.sleep-journal.com/article/S1389-9457(13)02019-4/fulltext

Leia mais sobre higiene do sono: http://pqinfantil.blogspot.com.br/2012/02/higiene-do-sono-para-criancas-e.html

Leia também: http://pqinfantil.blogspot.com.br/2012/02/criancas-e-adolescentes-precisam-dormir.html




0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB