Widgets

Amnésia infantil: quando nossas primeiras memórias se apagam

domingo, 9 de março de 2014 0 comentários

Um estudo recente investigou o início da amnésia infantil e como ela se relaciona com o estilo narrativo materno, que é um determinante importante do desenvolvimento da memória autobiográfica. Para determinar exatamente quando as primeiras memórias de uma pessoa começam a desaparecer, os pesquisadores registraram as respostas de mais de 80 crianças de 3 anos de idade e suas mães, que discorreram sobre seis eventos especiais que tinham experimentado nos últimos meses (uma festa de aniversário, uma visita ao zoológico, etc.). As crianças foram divididas em subgrupos e cada subgrupo voltou em
uma idade específica (5, 6 , 7, 8 ou 9 anos) para serem reavaliadas sobre as suas memórias daqueles eventos. Na sessão posterior eles foram entrevistados por um pesquisador sobre os eventos discutidos 2 a 6 anos antes com suas mães (eventos no início da vida).

Crianças com idade entre 5, 6 e 7 anos lembravam  63-72% ou mais dos eventos do início da vida. Por outro lado, as crianças com idade entre 8 e 9 anos haviam lembrado de menos de 35-40% dos eventos de início da vida. O estilo narrativo materno geral previu contribuições das crianças à conversas mãe-criança em idade 3 anos. Embora as crianças menores lembrassem de mais eventos de quando tinham 3 anos do que crianças mais velhas, as lembranças das mais velhas continham mais informações, talvez porque a melhoria das competências linguísticas ajuda a descrever melhor a memória e fixar mais na mente.Os resultados têm implicações para a nossa compreensão do início da amnésia infantil e sobre o processo de esquecimento.

Referência:
http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09658211.2013.854806#.UwNCFc6RhBMemoria

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB