Widgets

Refrigerantes deixam as crianças mais agressivas?

domingo, 25 de agosto de 2013 0 comentários
Pesquisadores da Universidade de Columbia, Vermont e Harvard realizaram um estudo de coorte com 2.929 crianças de 5 anos de idade com o objetivo de analisar se o consumo de refrigerantes se relacionava com comportamentos agressivos e problemas de atenção.

As mães relataram os problemas de comportamento das crianças através do Child Behavior Checklist e foram solicitadas a relatar quantas porções de refrigerante a criança bebe em um dia típico.

Segundo o relato das mães, 43% consumiram pelo menos uma porção de refrigerante por dia e 4% consumiram quatro ou mais porções por dia.

Os autores observaram que o consumo de apenas um refrigerante ao dia já estava associado a comportamento agressivo, enquanto o consumo de 2 ou mais refrigerantes já se associava a comportamento mais isolado e 4 ou mais refrigerantes se associavam a problemas de atenção. A associação se mantinham mesmo quando os autores controlavam as análises para fatores sociodemográficos, consumo de doces ou sucos, assistir televisão e fatores de risco social (ex: depressão materna, conflito conjugal, etc.). Os autores não observaram diferenças entre os diversos tipos de refrigerantes, como os diets e descafeinados.

Pesquisas anteriores já haviam observado uma associação entre consumo de refrigerantes e agressividade, depressão e pensamentos suicidas em adolescentes.

A associação entre o consumo de refrigerantes e comportamento negativo entre as crianças muito jovens servem de alerta aos pais para a necessidade de uma alimentação saudável, ainda que sejam necessários mais estudos para confirmar esses achados e explorar possíveis mecanismos que poderiam explicar essas associações.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB