Widgets

Celular no quarto dos filhos: um problemão pro sono!

quinta-feira, 21 de setembro de 2017 0 comentários

Um smartphone no quarto de uma criança prejudica mais o sono do que uma televisão. Os celulares modernos apresentam um problema particular, pois fornecem acesso a uma grande variedade de conteúdo muito estimulante, como jogos, vídeos, sites e mensagens de texto. Quando usados ​​na cama, podem atrasar demais o sono. Além disso, os alertas de notificações por sons ou vibrações de mensagens recebidas podem interromper o sono.



Falbe et al. estudaram os hábitos de sono de 2.048 crianças de ambos os sexos. Todos foram questionados sobre os dispositivos eletrônicos no quarto, a que horas eles foram para a cama, a que horas eles se levantaram e quantos dias eles sentiram que precisavam dormir mais durante a semana anterior. Enquanto as crianças com uma televisão no quarto dormiam 18 minutos menos por dia em comparação com aqueles que não tinham uma televisão pessoal, esse número aumentou para 21 minutos entre crianças que dormiam perto de um smartphone. Ter um smartphone disponível também estava relacionado a um horário de sono mais atrasado (37 minutos) em comparação com ter uma TV no quarto (31 minutos).

O estudo conclui que as crianças dormem menos quando dormem com um smartphone ou TV e há uma relação de dose-efeito (quanto mais tempo de tela, menos dormem). O smartphone tem um impacto maior, fazendo com que as crianças sintam que precisam dormir mais tempo.
Se você ou seu filho possui dificuldades de sono, o primeiro passo é fazer uma higiene do sono rigorosa. Veja aqui mais informações sobre como ter uma boa higiene do sono.



Referência: Falbe et al. Sleep duration, restfulness, and screens in the sleep environment. Pediatrics. 2015 Feb;135(2):e367-75. [Link]

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB