Widgets

Crianças e adolescentes precisam dormir bem!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 0 comentários
Dormir bem é essencial em nossas vidas e não é diferente para as crianças e adolescentes. Aliás, o sono adquire importância ainda maior nessas fases da vida, visto seu impacto sobre o desenvolvimento e sua influência sobre o temperamento, o humor e a cognição (ex: atenção) das crianças. Durante o sono, o cérebro não está apenas descansando. Na verdade, neste momento o cérebro está realizando tarefas essenciais que um cérebro acordado teria dificuldades de fazer. Enquanto dormimos, liberamos hormônios, restauraramos o maquinário necessário para realiar a neurotransmissão, fazemos e refazemos novas conexões sinápticas, etc.

Para jovens lactentes, dormir durante o dia (cochilar) aumenta a capacidade cognitiva do cérebro. Quando nos tornamos adultos, nossas agendas lotadas nos levar a esquecer a importância dessas pausas durante o dia (idealmente, poderíamos fazer regularmente uma pausa de 20 minutos*). Nossos agitados dias de adulto nem sempre permitem um cochilo, mas cochilos são essenciais para que tenhamos crianças saudáveis. Ou melhor, os cochilos fazem parte da arquitetura do sono dos bebês. Quanto mais jovem a crianças, mais fragmentado é o sono. Na medida que crescemos, nosso sono tende a se concentrar em apenas um horário do dia. O sono volta a fragmentar ao chegarmos na terceira idade.

A importância do sono não se aplica apenas às crianças. Você sabia que os adolescentes precisam de mais sono do que pré-adolescentes? Assim, para todos os pais que estão percebendo problemas de comportamento, irritabilidade, labilidade emocional, diminuição da concentração, esquecimentos, ou outras alterações no jeito de ser de seus filhos, prestem atenção nos hábitos de sono deles. Veja abaixo quantas horas de sono são necessárias de acordo com a idade:

• Do nascimento aos 6 meses: 16-20 horas por dia;
• De 6 meses aos 12 meses: 14-15 horas;
• Entre 1 e 3 anos: 10-13 horas;
• Entre 3 e 10 anos: 10-12 horas;
• Entre 11 e 12 anos: 9-12 horas;
• Adolescentes: 10-12 horas de sono por noite.

Lembrem-se que esses números refletem as horas de sono total em um período de 24 horas. Então, se seu filho ainda dá cochilos, você precisa levar isso em conta quando você somar as horas de sono dele.

Os pais costumam achar que as horas citadas acima são excessivas, mas isso ocorre por os próprios adultos estarem envolvidos em uma rotina extenuante e eles mesmos ficam privados de sono. Naturalmente, os pais, apesar de geralmente reconhecerem a necessidade de os filhos dormirem mais, perdem o parâmetro e pensam que se os filhos dormirem 1 ou 2 horas a mais que eles já está de bom tamanho.

Outra coisa importante é que as horas de sono acima são as necessárias para, digamos, mais de 90% da população. Obviamente que há diferenças na necessidade de sono individual e haverá aquelas crianças, adolescentes e adultos que necessitarão de menos sono ("dormidores curtos"), bem como haverá os que precisam de dormir mais que isso.

Para implementar mudanças, o primeiro passo é estabelecer uma rotina. Crianças e adolescentes precisam de uma rotina! Ela deve incluir os horários para as obrigações (estudos), para as diversões, para as refeições, para atividade física e para dormir. Não adianta reclamar de problemas de comportamento dos filhos se a família não é capaz de estabelecer uma rotina, pois tudo começa por aqui. Depois, uma boa higiene do sono é essencial. Aproveite a oportunidade e implemente a higiene de sono para toda a casa. Você também precisa dormir bem!



*O efeito dos cochilos sobre nossa cognição são mais complexos do que imagimanos. Este recente artigo de revisão faz um bom apanhado sobre o tema:
- Lovato N, Lack L. The effects of napping on cognitive functioning. Prog Brain Res. 2010;185:155-66. [
Link]

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB