Widgets

Adolescentes com anorexia podem necessitar de terapia alimentar mais intensa

sábado, 21 de janeiro de 2012 0 comentários
Por muito tempo os protocolos de terapia alimentar para pessoas com anorexia preconizavam o "Start low and go slow" (comece com pouco e vá devagar). A principal justificativa desses profissionais era de que a reinstalação da alimentação de forma mais agressiva poderia causar uma síndrome de realimentação. No entanto, há poucas evidências da eficácia e da segurança da estratégia conservadora de "Start low and go slow". Nesse sentido, Andrea K. Garber e seus colegas estudaram a mudança de peso e os resultados clínicos em adolescentes hospitalizados com anorexia submetidos a um protocolo típico de realimentação. A anorexia nervosa é uma doença rara, mas com repercussões médicas graves e alta mortalidade.

Os 35 adolescentes que participaram do estudo tinham idades entre 13 e 20 anos (média de 16 anos) e estavam internados em virtude da anorexia. Os pacientes foram excluídos se tivessem admissões anteriores para anorexia nervosa, se estivessem grávidas, ou se tivessem diagnóstico de bulimia nervosa, transtorno alimentar não especificado ou outro diagnóstico psiquiátrico, como esquizofrenia. Peso, sinais vitais, eletrólitos e equilíbrio hídrico de 24 horas foram medidos diariamente. As calorias foram prescritas na admissão e foram aumentadas a cada dois dias. Em média, as calorias aumentaram de 1.205 para 2.668. Nenhum sujeito teve síndrome de realimentação; 20% tinham níveis séricos de fósforo baixo. O índice de massa corporal médio percentual (%IMCM) aumentou de 80,1 para 84,5%, sendo ganho médio total de 2,10 kg. No entanto, 83% dos indivíduos inicialmente perderam peso. O %IMCM não aumentou significativamente antes do 8o. dia . E o mais importante: uma maior quantidade de calorias prescrita na linha de base se associou significativamente com um ganho mais rápido de peso (p = 0,003) e com menor tempo de internação (p = 0,030). Cada aumento de 100 calorias na dieta no início do estudo previu um aumento no %IMCM de 0,02% por dia e uma diminuição no tempo de internação de 0,9 dias.

Em outras palavras, os adolescentes hospitalizados  anorexia tiveram uma perda de peso inicial e ganho de peso lento quando submetidos aos protocolos de realimentação recomendados. No entanto, dietas ricas em calorias instituída na admissão se associaram a ganho de peso mais rápido e menor tempo de internação. Esses resultados indicam a necessidade do desenvolvimento de estratégias mais agressivas de alimentação em adolescentes hospitalizados com anorexia. Mais pesquisas são necessárias para identificar os melhores esquemas de suplementação calórica de modo a maximizar o ganho de peso de forma segura, evitando-se a síndrome de realimentação.

Referência:
Garber AK, Michihata N, Hetnal K, Shafer MA, Moscicki AB. A prospective examination of weight gain in hospitalized adolescents with anorexia nervosa on a recommended refeeding protocol. J Adolesc Health. 2012 Jan;50(1):24-9. [Link]

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB