Widgets

Jovens à prova de bullying!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012 0 comentários
Gariane Phillips Gunter, M.D.
O blog da Associação de Psiquiatria Americana (APA) trouxe recentemente dicas bastante interessantes para tornar seus filhos(as) "à prova de bullying". O texto foi postado pela belíssima psiquiatra infantil americana Gariane Phillips Gunter, M.D. Leiam abaixo uma tradução livre do texto.

 "Você acha que campanha nacional anti-bullying de outubro teve sucesso em impedir os valentões? O Washington Post escreveu recentemente em seu blog sobre a dificuldade no nosso país de se definir o bullying entre crianças. Então, o que podemos nós, como pais, podemos fazer para proteger nossas crianças e adolescentes? Aqui estão algumas dicas para deixar seus filhos "à prova de bullying":
  • - Distinguir entre acontecimentos e sentimentos - É importante ensinar a suas crianças a diferença entre as interpretações e as situações da vida em si. Crianças diferentes podem interpretar a mesma situação de formas diferentes. Isso ajudará as crianças a aprender a compreender os sentimentos dos outros e a se relacionar melhor com os colegas. Elas também se tornarão capazes de determinar se alguém está os tratando adequadamente ou se eles estão, de fato, fazendo bullying.

  • - Desenvolver um senso de identidade - Outra ótima maneira de "blindar" seu filho é ajudá-lo a desenvolver um senso de self. Incentive-os a aprender e compreender quem eles "são", porque as crianças muito conscienciosas ou que constantemente se esforçam para ser o seu "herói" nunca irão ser capazes de atender plenamente a essas expectativas. Isso pode ser prejudicial para a sua auto-estima - o que os torna um alvo direto de bullying. Crianças com baixa auto-estima são menos propensas a se defenderem e se imporem, o que os torna alvos fáceis para quem deseja pegar no pé de alguém (os bullies, ou valentões, muitas vezes vitimizam justamente devido à sua própria baixa auto-estima).

  • - Monitore suas vidas online - Os pais ou cuidadores devem ter acesso a contas online e telefones celulares para garantir a segurança de seus adolescentes através da Internet. Cyberbullying continua a ser uma epidemia em todo o país. 

  • - Atividades positivas - Também é importante incentivar os seus filhos a explorar atividades que os fazem se sentir bem em relação a si mesmos. Encontrar algo em que eles são realmente bons vai ajudar a aumentar a sua auto-estima geral e do sentimento de valor próprio. Estimular o comportamento corajoso é outra ótima maneira de orientar as crianças. Você pode ensiná-las a levantar-se para si e para seus pares e outros amigos. Quando grupos de crianças ou adolescentes unem-se para pôr fim a uma situação de bullying, é mais provável que o agressor recue e não mexa com o seu filho novamente."

A APA traz ainda outras dicas:
  • - Crie um ambiente aberto, honesto e solidário. Incentive seu filho a falar sobre o que está acontecendo. Não os culpe pelo agressão que estão sofrendo. Deixe-os saber que você vai ajudá-los a descobrir o que fazer.

  • - Incentive seu filho a ser assertivo e não agressivo quando confrontado por um valentão. Sugira que ele/ela saia de perto para evitar o agressor ou que procure ajuda de um professor ou outro adulto.

  • - Ajude seu filho a praticar o que dizer a um valentão para que ele ou ela esteja preparado.

  • - Se o bullying está ocorrendo na escola, converse com o professor do seu filho, orientador ou diretor o mais cedo que puder. Escolas estão agora percebendo que o bullying é um problema sério. A maioria tem implementado políticas e procedimentos específicos para intervir o mais cedo possível.

  • - Incentive seu filho a estar sempre acompanhado dos amigos quando forem ou voltarem da escola, durante idas ao shopping, passeios ou em outras atividades. Os agressores são menos propensos a escolher em uma criança quando estão em um grupo.

Seguir essas dicas, quando seus filhos são pequenos é a melhor maneira de mostrar-lhes como estabelecer desde cedo que eles não vão tolerar bullying.

Fontes:
http://apahealthyminds.blogspot.com/2011/12/how-to-bully-proof-kids.html
http://www.makebeatsnotbeatdowns.org/,
http://www.olweus.org/




0 comentários:

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB