Widgets

Psicanalistas franceses tentam barrar documentário sobre autismo

sábado, 28 de janeiro de 2012 1 comentários
O filme francês "Le mur" ("The Wall" ou "O muro") é uma crítica à assistência ao autismo na França. O documentário de 52 minutos foi fruto de 4 anos de pesquisa de Sophie Robert. A cineasta entrevistou mais de 40 profissionais e coletou mais de 60 horas de gravação. A assistência à saúde mental na França é marcada por uma forte influência psicanalítica.

Como se sabe, a psicanálise foi bastante perniciosa às pessoas com autismo e, em particular, aos seus pais. A "teoria da mãe geladeira" atribuia a causa do autismo à frieza das mães. Apesar de o próprio Leo Kanner ter observado que os pais das pessoas com autismo pareciam menos "calorosos", ele afirmava em seu texto seminal sobre o autismo que dificilmente essa seria a causa do autismo, visto que as características estavam presentes desde o nascimento. Foi o psicanalista Bruno Bettelheim que levou ao extremo tal teoria da mãe geladeira, comparando os pais dos autistas aos soldados da Gestapo. Atualmente, nem todas as correntes da psicanálise corroboram essa teoria. Algumas correntes desenvolveram concepções "light" da teoria da mãe geladeira, afirmando que o autismo seria decorrente de uma "falha na função materna". Mas alguns psicanalistas mais ortodoxos ainda sustentam que as mães são as culpadas pelo problema neurodesenvolvimental dos filhos.

São justamente esses profissionais que são mostrados no documentário. O filme acompanha a vida de dois garotos com autismo: um deles foi submetido à análise de comportamento ("ABA") e o outro ao tratamento psicanalítico padrão. O garoto tratado com ABA está inserido numa escola regular, enquanto o outro garoto está há anos institucionalizado. Obviamente que esses dados não podem ser tomados como parâmetro de eficácia de uma terapia sobre a outra. No entanto, chama a atenção o fato de que apenas um quarto das crianças francesas com autismo estão na escola, em comparação com os três quartos do Reino Unido. Em virtude disso, o Conselho da Europa disse em 2004 que a França havia falhado gravemente na assistência que vem sendo oferecida às crianças com autismo. Sophie Robert afirma que há um grande preconceito na França com os transtornos psiquiátricos (tidos como uma "invenção americana") e com o tratamento comportamental, que considerado é o tratamento mais eficaz para o autismo.

Três dos psicanalistas que aparecem no filme processaram a autora alegando que as informações foram distorcidas de forma a fazê-los parecerem idiotas. Em entrevista ao The New York Times, a célebre psicanalista Elizabeth Roudinesco afirmou que não acredita em manipulação das informações. Se eles pareceram idiotas, é em virtude de o ponto de vista deles ser realmente idiota. Infelizmente, os psicanalistas ganharam o processo e o filme foi banido da França e Sophie Robert está obrigada a pagar elevada indenização. Ainda cabe recurso e torcemos para que o público francês tenha amplo acesso ao conteúdo do filme e possa lutar por uma assistência adequada ao autismo e pelo livre direito de escolha do tipo de tratamento pelos pais e pelas pessoas com autismo. Enquanto isso, o filme continua acessível na internet.

[ATUALIZAÇÃO: O FILME FOI CENSURADO PELA JUSTIÇA FRANCESA A PEDIDO DOS PSICANALISTAS ENVOLVIDOS. (UM CURIOSO CASO DE CENSURA À EXPRESSÃO VINDO DE QUEM DEVERIA DEFENDÊ-LA COM UNHAS E DENTES). O FILME NÃO SE ENCONTRA MAIS DISPONÍVEL NA INTERNET. CASO VOCÊ ENCONTRE ALGUM LINK COM O FILME, POR FAVOR, DISPONIBILIZE-O EM UM POST.]

- Visitem o site do "Le mur": http://www.supportthewall.org/
- Postagem interessante no Psychology Today sobre o assunto: http://www.psychologytoday.com/blog/the-autism-advocate/201112/judge-hear-request-ban-film-about-autism
- Site da "Autistes Sans Frontières" sobre o filme: http://www.autistessansfrontieres.com/lemur-site-officiel.php

Vejam o filme abaixo com legendas em inglês (CENSURADA):



Uma versão legendada em espanhol pode ser encontrada clicando AQUI. (CENSURADA)

Versão em francês encontrada! Falta alguém disposto a traduzi-la... Clique AQUI!

Vídeos com Sophie Robert sobre a censura que sofreu dos psicanalistas:
http://www.dailymotion.com/video/xm1frk_reaction-of-3-psychoanalysts-sophie-robert-october-28-2011-regional-news_news




1 comentários:

  • Unknown disse...

    Achei o filme disponível para aluguel no site Dragon Blue TV.

    http://www.dragonbleutv.com/pt/documentaires/23-le-mur-ou-la-psychanalyse-a-l-epreuve-de-l-autisme-pt

    Procurei de cabo a rabo na internet, mas parece que esse foi o ultimo lugar onde o documentário sobreviveu.

 

©Copyright 2011 Psiquiatria Infantil | TNB